O início
A história da Igreja Presbiteriana de Vilar dos Teles remonta ao ano de 1953, quando teve início o processo de organização da Congregação Presbiteriana de Vilar dos Teles. Antes mesmo de a Congregação ser organizada oficialmente, havia, na residência do irmão João Inácio de Melo, um ponto de pregação que era dirigido pelo Presb. Jonas Aureliano de Sá, que também dirigia a Congregação de Duque de Caxias, então pertencente ao Presbitério do Rio de Janeiro.
Em 13 de setembro de 1953, no mesmo endereço, no bairro de Vilar dos Teles, sob a jurisdição da Igreja Presbiteriana de Éden, foi organizada a Congregação Presbiteriana de Vilar dos Teles. Neste dia também foi organizada a Escola Dominical. À época foram nomeados os irmãos Presb. Francisco P. da Costa como Superintendente, João Inácio de Melo como Vice superintendente, José Marcelino Sobrinho como secretário e Manoel Marcelino de Melo como tesoureiro. Foram organizadas provisoriamente 3 classes, a saber: De homens, senhoras e crianças. Foram nomeados os seguintes professores: irmão Manoel Marcelino para a classe de homens, irmão Laurentino Gomes Ruell para a classe de senhoras e irmã Nilda de Melo para a classe de crianças. Havia na Escola Dominical um total de 38 alunos matriculados, em sua maioria pertencentes à família do Irmão João Inácio de Melo e outros procedentes da Igreja Presbiteriana de Pedra Lisa, município de Campos – RJ. Durante algum tempo a Congregação funcionou em um salão alugado, que pertencia a irmã Apolinária da Cunha, participante ativa deste trabalho.
De Congregação a Igreja
No dia 19 de fevereiro de 1956, um domingo , a Comissão responsável por organizar em Igreja a Congregação Presbiteriana de Vilar dos Teles se reuniu na rua Assumpção s/nº, no bairro de Vilar dos Teles. Neste endereço funcionou o primeiro templo da Igreja recém formada. Ainda hoje muitos irmãos se lembram deste endereço com carinho e quando se referem ao antigo templo, fazem questão de lembrar que é “A Igreja da rua Assumpção”.
Estavam presentes à reunião o Rev. Tiburtino A. do Nascimento, que fez uma oração e em seguida o Rev. Agenor Mafra fez a leitura bíblica no evangelho de Mateus capítulo 16 versículos 13 a 19, texto que serviu de inspiração para uma breve mensagem de incentivo à futura igreja .
Ficou decidido que a Igreja ficaria sob os cuidados do Rev. Joel Policarpo. Nesta reunião foram eleitos os oficiais da nova igreja. Nosso primeiro Conselho era composto pelos seguintes irmãos: João Inácio de Melo, Sebastião Felício Corrêa e Antônio Alves de Sousa . Para o diaconato foram eleitos os irmãos Uzias Silva, Manoel Marcelino de Melo e Laurentino Gomes Ruell. Todos os oficiais eleitos foram ordenados neste mesmo dia, no Culto de adoração a Deus. A partir daquele dia, a congregação se tornara Igreja Presbiteriana de Vilar dos Teles.
São 68 anos de caminhada. É bem verdade que todo caminho tem seus percalços e nós tivemos muitos..., mas Jesus já havia nos advertido a respeito deles. Seguimos em frente com bom ânimo. Pela graça de Deus continuamos de portas abertas, até que o Noivo venha buscar a noiva.
Galeria de Fotos
Veja abaixo algumas imagens que registram a história da nossa igreja.
Sobre a nossa igreja
Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:
Conheça nosso Pastor Envie-nos uma mensagem